Notícias

Câncer de pele

A maioria dos tumores malignos da pele não melanoma ocorre em 85% dos casos na região da cabeça e do pescoço.

Os tipos histológicos mais comuns são os carcinomas basocelulares (CBC) e o carcinomas epidermóides, também conhecidos como carcinomas espinocelular (CEC).
Os tumores de pele não melanoma são os tumores mais incidentes e mais frequentes no Brasil. Ocorrem com maior frequência em pessoas de pele, olhos e cabelos claros.

Como se faz o diagnóstico?

Toda ferida de pele que não cicatriza em 15 a 30 dias deve ser investigada por meio de biópsia, a fim de descartar ou não câncer de pele.

Qual o tratamento?

O tratamento de eleição é a cirurgia.
Atualmente, existe o conceito de campo de cancerização na pele, o qual diz que todo o epitélio que foi atingido pelo sol durante os primeiros 30 anos de vida pode sofrer mutações genéticas e depois da quinta e sexta décadas podem vir a surgir tumores de pele nessas regiões expostas ao sol.

Após a ressecção cirúrgica, a área de onde se retirou o tumor pode ser fechada de imeditato quando não há a necessidade de realizar retalhos de pele (retirar pele da vizinhaça para fechar) ou enxertos (transplantar pele de outra região). Uma opção que no momento está com bastante indicação na literatura é esperar o resultado definitivo do exame de patologia (“biópsia da cirurgia”) da peça cirúrgica com a ferida cirúrgica ainda aberta, realizando curativos, através da cicatrização por segunda intenção (cicatrização dirigida). Dessa forma, quando já se tiver o resultado definitivo da análise histopatológica da peça retirada na cirurgia, pode-se realizar em um outro momente o fechamento da ferida operatória com retalhos, enxertos ou seguir com a cicatrização por segunda intenção, observando se não irá deixar deformidades na região.

Seguimento

Os pacientes devem ser seguidos nos 6 primeiros meses mensalmente. Após esse período, de 3 em 3 meses por mais dois anos. Depois, de 6 em 6 meses pelos três anos seguintes. Após esse período, passa-se para uma vez ao ano indefinidadmente.

23 de agosto de 2020 Tratamentos ,
error: Conteúdo protegido.