Notícias

Dr Cláudio em entrevista para Rádio Câmara – Julho 2021

CCJ aprova julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, órgão auxiliar do Ministério da Saúde, o câncer de cabeça e pescoço é o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de próstata.

Esse tipo de câncer abrange os tumores de boca, faringe, laringe e demais áreas dessa região do corpo. Segundo o Inca, tem alto índice de mortalidade no país, especialmente porque os pacientes já chegam para o tratamento com a doença em estágios avançados. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental – quando em estágio 1, a doença tem, em média, 80% de sobrevida.

Segundo o cirurgião especializado em cabeça e pescoço Cláudio Eduardo Cavalcanti, para garantir o diagnóstico precoce é importante manter os check-ups em dia: com o dermatologista para os casos de câncer de pele, e com o otorrino e o dentista para os outros cânceres da região. Ele também aponta os principais fatores de risco para a doença:

“O câncer de cabeça e pescoço ocorre na pele, devido ao sol, ocorre na boca, laringe, orofaringe, garganta, devido ao fumo e ao álcool, e outros cânceres menores, por fatores genéticos. A ocorrência de novos casos de tumores de boca e laringe, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, é em torno de 35 a 40 mil novos casos ao ano. Segundo câncer mais frequente no homem e quinto mais frequente na mulher.”

As opções de tratamento são variadas, entre elas cirurgia, quimio, radio e imunoterapia.

Uma proposta aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara institui o mês de julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Essa proposta já tinha passado pela Câmara antes, mas ao chegar ao Senado, os senadores optaram por retirar o trecho que estabelecia que os órgãos do poder público deveriam elaborar campanhas no mês de julho de cada ano para disseminar informações sobre os riscos, danos, formas de prevenção, fatores de risco, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes sobre o tema. Por isso, o projeto precisou passar por uma nova análise da Câmara.

Tanto o relator na CCJ, deputado Diego Garcia (Pode-PR) quanto o da Comissão de Seguridade Social, que também já aprovou a matéria, deputado Dr. Frederico (Patriota-MG), concordaram com a mudança do Senado.

Segundo Dr. Frederico, essas medidas já vêm sendo implementadas e com certeza já farão parte de ações planejadas para o mês, caso a proposta vire lei.

“Não nos parece necessário, portanto, explicitar quais atividades deverão ser desenvolvidas. Ademais, poderia haver alguma compreensão errônea de que apenas essas campanhas seriam suficientes para o adequado cumprimento da norma. Na realidade, sabemos que muito mais poderá e deverá ser realizado em prol da prevenção de quadros tão graves.”

A proposta que institui o mês de julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço ainda precisa ser analisada pelo Plenário.

Por Rádio Câmara, de Brasília, Paula Bittar.
Entrevista realizada em 23/07/2021


Ouça a entrevista:


Ou leia a entrevista original no site Rádio Senado:
https://www.camara.leg.br/radio/radioagencia/787603-ccj-aprova-julho-como-mes-nacional-de-combate-ao-cancer-de-cabeca-e-pescoco/

23 de julho de 2021 Entrevistas ,
error: Conteúdo protegido.